segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dúvida: hidratação e brilho

"Meu cabelo é muito seco agora ele está com um resto de progressiva nas pontas mas a raiz está crescendo pois não quero mais progressiva. O que você acha que devo usar para hidratar este cabelo, pois vivo na maior luta e até hoje não consegui nada que o hidrate." Sandra - Minas Gerais

Vou responder a dúvida da Sandra juntamente com outra dúvida: algumas meninas me perguntaram por que o cabelo liso brilha mais, ou o cabelo com chapinha.

Começando pela dúvida da Sandra: 

O cabelo possui, no córtex, água e nutrientes. A função das cutículas é proteger essa camada, evitando a perda de água. Quando passamos tinturas e alisantes, precisamos abrir essa camada para chegar ao córtex. Esse abre e fecha vai danificando a cutícula (por isso os cabeleireiros não recomendam combinar vários processos químicos ) e também o córtex. As hidratações servem para repor nutrientes e água no córtex, além de hidratar e selar a cutícula.

Mas os cabelos têm texturas diferentes, não necessariamente a textura de um cabelo liso hidratado é a mesma de um cabelo crespo hidratado. Nosso problema está em colocar o liso como padrão, e comparar todos os outros como ele. Deixa eu dar um exemplo; na ilha de Creta, na Idade antiga, o cabelo crespo era o tipo considerado bonito. As mulheres usavam um tipo de baby liss artesanal, com ferros quentes, para frisar o cabelo. A textura crespa nessa época era considerada bonita.

 Alguns cabelos são mais ou menos porosos, mais ou menos finos, independente de serem lisos ou crespos, e vão ter texturas diferentes, dependendo de sua constituição. Meu objetivo com o blog é que repensemos os conceitos que nós temos. Pois se o padrão é o liso e eu tenho o cabelo crespo, pois mais que eu hidrate, não vou chegar na mesma textura. Só que as empresas não falam isso, e tentam convencer a gente que precisamos gastar muito com hidratação, porque elas só querem vender os produtos.

Outra dúvida é sobre o brilho do cabelo. Muita gente acha que cabelo liso brilha mais. Pro cabelo brilhar, ele precisa refletir a luz que bate no fio. Na verdade, o cabelo liso PARECE que brilha mais, olha só:
A luz bate no fio e reflete mais luz na direção da nossa pupila, pela superfície mais plana do cabelo. 

No cabelo cacheado, a luz também é refletida, mas como a superfície é mais irregular, a luz se espalha, e menos luz chega direto na nossa pupila. Por isso VEMOS menos luz, pois para ver é preciso que o feixe de luz entre na nossa pupila. Mas não significa que o cabelo esteja refletindo menos luz.

Quanto mais  abertas estiverem as cutículas do cabelo, mais difusa vai ser a luz e menos brilho vamos ver. Mas não adianta você querer comparar o brilho de cabelos lisos e cabelos cacheados,pois  a superfície dos fios é diferente.

Outra coisa que influencia o brilho dos cabelos é se passamos chapinha ou secamos com o secador quente, tanto o liso quanto o crespo. Um cabelo  liso vai brilhar mais se você passar chapinha porque você está deixando a superfície mais plana e colocando calor na estrutura do cabelo. Os elétrons ficam mais agitados e começam a liberar a energia em forma de luz. Uma panela brilha mais quando está quente, é a mesma lógica. O cabelo cacheado também vai brilhar mais, só não vai aparentar tanto quanto o liso. 

E os cabelos molhados brilham mais, por quê? A cutícula é hidrófila( absorve água), essa  camada de água em cima dos fios reflete melhor a luz. É como um espelho d'água. Além disso a água interage com as ligações moleculares do cabelo, fecha as cutículas e deixa os fios mais lisos.

Bjuss pessoal!

2 comentários:

  1. Penélope, tenho um monte de dúvidas sobre hidratação! Lá vai: 1- Existe alguma diferença entre a hidratação q a gente faz no salão e essas q a gnt compra e faz em casa? A do salão é mais forte? 2- Com qual frequência eu posso fazer hidratação? Tem um máximo? rs 3- Depois da hidratação pode ou não pode fazer escova/chapinha/secar com secador? Ouço falar que não pode, mas sempre que faço no salão, as cabeleireiras querem escovar depois... É acho q é só isso tudo! bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em teoria os produtos do salão são mais fortes e as hidratações mais bem feitas, pois os bons cabeleireiros sabem lavar direito o cabelo, condicionar, fazer a massagem, etc, além de saber qual é o tipo de creme específico para cada tipo de cabelos. Os shampoos para uso diário são um pouco menos concentrados, tem o pH neutro, geralmente, que é pra não ressecar muito os fios e o couro cabeludo. A frequencia da hidratação vai depender do seu tipo de cabelo mesmo, o cabeleireiro vai ter que olhar, ver o estado, saber que produtos químicos vc passa e te indicar a melhor hidratação.
      Mas eu não sei dizer se pode ou não usar a chapinha, o que eu posso te dizer é que a hidratação serve para repor a água e os nutrientes do fio e para fechar as cutículas, impedindo a perda de água. Se eu achar mais coisas, te aviso :D
      bjuss

      Excluir