segunda-feira, 4 de junho de 2012

Reportagens sobre a Monitoria

Oi pessoal, 

saiu a matéria no Bom Dia DF sobre a monitoria. Mais um monte de perguntas chegaram sobre consultoria e etc. Eu não dou consultoria porque não sou capacitada para isso, não sou cabeleireira, não fiz curso. Como em todas as profissões,  há bons e maus profissionais. Eu espero que as dicas do blog sirvam de ajuda para escolher o seu profissional.

A minha bronca é com as indústria de cosméticos, que se aproveita do caos na educação brasileira e da vulnerabilidade social para lucrar. Eu quero brigar direto com eles. Acho uma falta de respeito a forma como nossos cabelos são tratados em propagandas. São mal-feitas, de mal-gosto, quando não são enganosas. Fazer a divulgação de Shampoo, Condicionador e Creme para pentear, usando uma modelo que tem alisamento, aplique, chapinha e baby liss é enganoso, sim! Porque o resultado final não foi conseguido com o uso dos produtos que eles estão vendendo. Pode não ser ilegal, mas é imoral. Dizer que o produto traz cachos mais definidos*, e colocar o asterisco no final, com uma letra minúscula é uma falta de vergonha na cara.

Se, apesar da modelo na propaganda, as empresas pelo menos nos ensinassem a como ter um cabelo para o dia a dia, eu até entenderia. Mas não o fazem. No fundo, acho que é porque eles não sabem. Não querem saber, porque já estão lucrando muito com esse sistema, então pra que mexer em time que está ganhando? Eles só vão mudar quando começarem a sentir as perdas.


 Eu quero mais: quero que me as emrpesas me contratem e me dêem todo o treinamento possível, de aulas de química a marketing, e criem um portal onde eu possa concentrar informações sobre cabelos cacheados e crespos. Então aqui vai meu currículo(saiu meio errado nos jornais):

Sou formada em Relações Internacionais pela UnB, mas, como não gostava das matérias no início do curso, pegava todas as optativas na área de Letras. Depois que me formei, em 2010, entrei para Letras Tradução(francês), tenho já metade do curso feito. A UnB entrou em greve, fui para a Argentina aprender espanhol por 3 meses, que viraram quase 2 anos. Comecei um mestrado em Cooperação Internacional e Integração Regional, na Universidade Nacional de Rosario, cursei um ano e meio e preciso ainda cursar 6 matérias, que pretendo fazer como aluna especial do mestrado da UnB, mas as aulas começam só em agosto.  

Já deu pra perceber que eu sou meio perdida. Gostava de química e tive a sorte de estudar com o prof Alex Fabiano no cursinho prevestibular, que me falou sobre cabelos. Eu acho que o conhecimento tem que servir para alguma coisa, odeio aula que eu não vejo como o que estão passando pode ser útil. O que eu faço na monitoria é o que os livros didáticos de segundo grau deveriam fazer. 

Mas a maioria dos livros didáticos de química e física também é escrita por homens. As empresas de cosméticos são comandadas por homens( a maioria), os gerentes de desenvolvimento de produto e marketing também são homens, os químicos e engenheiros são homens. Os cabeleireiros famosos são... HOMENS!!!! Como é possivel que as mulheres, as maiores consumidoras, tenham seus desejos atendidos se somos dominadas por homens?

Para piorar, a maioria desses homens: professores, químicos, gerentes, presidentes e cabelereireiros são Brancos e têm os cabelos lisos. Até quando vamos negar que o machismo e o  racismo se reflete na forma como nossos cabelos são tratados?

QUANDO VOCÊS, INDÚSTRIAS DE COSMÉTICOS, VÃO TOMAR VERGONHA NA CARA E COMEÇAR A CONTRATAR MULHERES, MULATAS E  NEGRAS?






link para o video Aqui.
Pô, com erro de digitação? Mas tá valendo!

E aqui as matérias antigas:





Correio Braziliense - 23 de maio

Fotos da monitoria na UnB:

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa!

    Vou testar esse final de semana a técnica :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa flor, nós cacheadas seja branco ou negros do cabelo crespo estamos te apoiando.

    Convido vc a participar do meu blog

    cacheadasepoderosas.blogspot.com

    Perfil do face para cacheadas

    http://www.facebook.com/groups/197690676961714/?bookmark_t=group

    E comunidade do orkut( não sei se ja faz parte)

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=116304

    Bjos e sucesso.

    ResponderExcluir